Sala de aula com diferentes níveis de aprendizagens

Você já se desesperou com este cenário❓

Acredito que daria para contar nos dedos da mão, professores que se sintam confortável com uma turma assim.

No entanto, todas as turmas são essa mescla de níveis, fases de escrita, e o frio na barriga, a insegurança, a incerteza no planejamento gera toda uma ansiedade e desconforto.

Agora vou te ajudar a amenizar esse sentimento ruim com estratégias intencionais e você COMPREENDERÁ a dinâmica e organização de uma sala de aula de alfabetização.

Faça essa estratégia, aplique as atividades que já estão com adequação correta e observe como a turma desenvolve com maior facilidade e assertividade nas propostas.

ESTRATÉGIA 1- Divida a turma em 2 grupos por níveis

ESTRATÉGIA 2 – Atividades intencionais para cada necessidade de cada grupo

GRUPO 1 –

CRIANÇAS QUE AINDA NÃO ESTÃO ALFABÉTICOS, NÃO LEÊM OU ESCREVEM ALFABETICAMENTE

RECONHECIMENTO LETRAS, SÍLABAS, PALAVRAS

RECONHECIMENTO LETRA E SOM

ANÁLISE E SÍNTESES DE GRAFEMA E FONEMA

GRUPO 2 –

CRIANÇAS QUE já ESTÃO ALFABÉTICOS, LEÊM e ESCREVEM

RECONHECIMENTO SÍLABAS SIMPLES E COMPLEXAS

LEITURA DE PALAVRAS E FRASES

SEGMENTAÇÃO

Confira as atividades no Instagram @edilainegeres

ESPALHE CONHECIMENTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *