Você já se desesperou com este cenário❓
Acredito que daria para contar nos dedos da mão, professores que se sintam confortável com uma turma assim.
No entanto, todas as turmas são essa mescla de níveis, fases de escrita, e o frio na barriga, a insegurança, a incerteza no planejamento gera toda uma ansiedade e desconforto.
Agora vou te ajudar a amenizar esse sentimento ruim com estratégias intencionais e você COMPREENDERÁ a dinâmica e organização de uma sala de aula de alfabetização.
Faça essa estratégia, aplique as atividades que já estão com adequação correta e observe como a turma desenvolve com maior facilidade e assertividade nas propostas.
ESTRATÉGIA 1- Divida a turma em 2 grupos por níveis
ESTRATÉGIA 2 – Atividades intencionais para cada necessidade de cada grupo
GRUPO 1 –
CRIANÇAS QUE AINDA NÃO ESTÃO ALFABÉTICOS, NÃO LEÊM OU ESCREVEM ALFABETICAMENTE
RECONHECIMENTO LETRAS, SÍLABAS, PALAVRAS
RECONHECIMENTO LETRA E SOM
ANÁLISE E SÍNTESES DE GRAFEMA E FONEMA
GRUPO 2 –
CRIANÇAS QUE já ESTÃO ALFABÉTICOS, LEÊM e ESCREVEM
RECONHECIMENTO SÍLABAS SIMPLES E COMPLEXAS
LEITURA DE PALAVRAS E FRASES
SEGMENTAÇÃO
Confira as atividades no Instagram @edilainegeres
ESPALHE CONHECIMENTO